Fonte: Revista Educação. Especial Tecnologia: Inclusão Digital. Acesso
ao Desenvolvimento.
Pode-se observar nessa imagem os novos equipamentos da tão sonhada “sala
de aula do futuro”, com uma preocupação em integrar alunos e professores aos
novos meios tecnológicos.
|
Não há como negar que o avanço das novas tecnologias contribuiu para melhorar o acesso ao conhecimento. Hoje, em nosso meio social, o alcance tecnológico se faz presente de forma onipotente, onipresente e onisciente. A educação não ficou imune a esse fenômeno. Contudo, poderíamos fazer uma pergunta: será que o acesso ao mundo digital garante sucesso no âmbito educacional?
ResponderExcluirSerá que processo de integração do homem a era do conhecimento de fato é algo benéfico? Se a resposta for não, quais as mazelas oriundas desse processo?
À primeira vista, o mundo globalizado e suas tecnologias aparentam ser a salvação para todos nossos problemas. No entanto, devemos destacar também, tanto os fatores positivos desse fenômeno quanto os negativos. Sendo assim, faço um convite: vamos analisar o crescimento do uso da tecnologia na área da educação, sublinhando os pontos benéficos e maléficos desse processo. A fim de perceber, de certo modo, toda extensão, profundidade e suas implicações na educação, não só da EJA como também outras modalidades de educação, noutros termos, “olhar os dois lados da moeda”.
Evolução, melhorias ou adaptação? Confesso que não sei bem ao certo quais palavras usar para referir-me as ferramentas que aos poucos vão sendo adotadas em sala de aula. Refiro-me a adoção da cópia das máquinas Xerox em vez do mimeógrafo, do pincel em vez do giz, dos trabalhos datilografados em vez dos manuscritos. Foram inovações bem vindas, pois, melhoraram a " cosmética" dentro da sala de aula, mas nada acrescentaram ao ensino e aprendizagem. Sair da datilografia para a digitação, também não passa de estética. O computador e seu potencial vão muito além da estética, ele requer muito mais do educador. Para explorarmos seu potencial temos que ir um pouco além. E o que é esse "além"? É o universo do mundo digital.
ResponderExcluir